lotes a venda em uberlandia

 

quando for escolher lotes a venda em uberlandia É verdade que terrenos em declive costumam ser mais em conta do que os planos, porém é necessário fazer movimentações de terra, aterros e estruturas de contenção e de drenagem, custos que acabam encarecendo a obra. Os terrenos em aclive são ainda mais baratos. “Mas, normalmente têm problemas de inundação quando ocorre chuva e, além do estrutural para adequá-lo, o custo de escoamento da água acaba sendo mais alto”, alerta a arquiteta Cris Paola.

1. Observe o desnível (topografia)

O terreno pode ser plano, em aclive (sobe em direção ao fundo) ou em declive (quele que desce, ou seja o nível da rua está mais alto que o fundo).

Quando o terreno tem estas inclinações, um bom projeto pode aproveitar melhor o traçado natural e evitar grandes cortes de terra ou aterros. É esta movimentação de terra que deixa a obra mais cara, pois é preciso pensar em estruturas de contenção (muro de arrimos) e de drenagem, que são bem caras!

Por outro lado, os terrenos mais ingrimes costumam custar menos que os planos e permitem visuais bem interessantes quando a construção é bem pensada. Mas, geralmente para acomodar a casa em desnível é preciso fazer alguns degraus. Então, se você quer uma casa térrea, pense bem antes de comprá-lo!

2. Verifique o tipo de  solo

Como a gente não tem visão de raio-X é difícil saber se o solo vai permitir fazer uma fundação mais simples e mais barata ou se vai ser preciso gastar mais com isso. Para ter certeza do tipo certo de fundação, é preciso contratar uma sondagem que faz o perfil do terreno para determinar em que camadas estão os solos apropriados para apoiar o alicerce!

É importante consultar um arquiteto ou engenheiro para aproveitar o traçado natural da melhor maneira e evitar gastos desnecessários. E, se a intenção é ter uma casa térrea e de fácil circulação, fuja desse tipo de terreno, pois ele demandará a inclusão de alguns degraus. No fim das contas, você terá gastos similares se comprar o terreno plano, que é mais caro, ou o irregular, que demanda um tratamento minucioso.